MALAY EM APUROS NA COZINHA

Cozinha improvisada ou inspirada até mesmo na NET

terça-feira, 6 de setembro de 2016

POSTAS DE PESCADA ASSADAS NO FORNO EM PAPELOTES / VARIANTE





 INGREDIENTES

. Pescada congelada
. Sal de tempero de peixe
. Coentros frescos
. Azeite extra virgem
. Pequena porção de refogado de cenoura, cebola e coentros

. Espinafres congelados
. Sal de cozinha normal
. Manteiga

- Folha de alumínio para alimentos




MODO DE PROCEDER



. Envolver individualmente numa porção de folha de alumínio cada uma das postas de pescada, depois de se acrescentar o sal específico para temperar peixe, deitar por cima um pouco do refogado que se reservou do arroz, umas folhinhas de coentros frescos e um fio de azeite.



. Fechar os papelotes e acomodá-los na assadeira, deixando a pescada tomar o gosto durante algum tempo. 



 . Levá-los ao forno pré-aquecido a 230ºC, durante cerca de 20 minutos.




Acompanhou com: arroz de cenoura feito na Bimbi, do qual se reservou um pouco do refogado para colocar por cima do peixe antes de fechar os papelotes; espinafres congelados cozidos em água com sal, sobre os quais se derreteu uma colher de manteiga quando ainda estavam quentes; tomatinhos Cherry (ou miniatura); e "frutos do bosque" (mirtilos).









AVALIAÇÃO: Ficou um prato leve e saudável, acompanhando ou não com o arroz. Ficou aprovado!...


NOTA: As postas de pescada deveriam ter ficado um pouco mais de tempo temperadas para apanhar mais o sal, para isso deveria tê-las descongelado mais cedo. O uso dos papelotes penso que concentrou o gosto da cenoura do refogado e dos coentros e manteve as postas mais macias e suculentas.





OUTRA VARIANTE


VARIANTE: usar manteiga de alho e coentros em vez do fio de azeite para cobrir o peixe. Utilizar medalhões de pescada em vez de postas de pescada.




Acompanhar com batatas assadas, juntamente com o peixe, às quais se adiciona um pouco da manteiga de alho e coentros a poucos minutos do final do assado estar pronto; bem como com maçã caramelizada (no próximo "post").







AVALIAÇÃO: Ficou muito gostoso. A manteiga deu um sabor mais apaladado. A maçã caramelizada combina muito bem com o peixe.











Sem comentários:

Enviar um comentário